Gostaria de me apresentar…
O meu nome é Martijn Scheltens e trabalho como engenheiro informático no Departamento de Engenharia, desde novembro de 2018. Durante este período relativamente curto, consegui evoluir muito dentro da Tyro. Inicialmente fui integrado na equipa de engenharia informática, onde me concentrei sobretudo na criação dentro do nosso software padrão, de funcionalidades específicas para os clientes. Posteriormente, assumi a responsabilidade pela manutenção de todo o software Pollux. Além disso, estou atualmente envolvido na elaboração de manuais de produção, fazendo análises de falhas e gestão de produtos dentro do nosso sistema ERP.
No nosso departamento não estamos apenas envolvidos no desenvolvimento de novos produtos. Isto inclui, por exemplo, o nosso novo módulo de rádio, que será apresentado brevemente. Também estamos envolvidos na manutenção e melhoria dos atuais produtos. Além disso, desenvolvemos soluções à medida para o cliente, onde adaptamos o hardware e software padrão dos nossos controlos remotos a requisitos e pretensões específicos. Redigir procedimentos de teste e fazer configurações de teste são funções que também fazem parte do nosso trabalho. Além disso, gerimos as ferramentas com as quais os sistemas podem ser configurados e programados nos vários departamentos da Tyro.
Um olhar sobre o dia-a-dia
Neste momento, estou a preparar o software e a configuração de um conjunto Pollux-Auriga para um cliente. A tarefa para este cliente é criar um controlo remoto, com o qual ele pode controlar um veículo adaptado para procedimentos de lavagem, para poder limpar as fachadas de edifícios. Este veículo de lagartas deve ser capaz de se deslocar do reboque para o local de trabalho e, claro, no próprio local. Além disso, a máquina deve ser capaz de desdobrar um sistema de elevação e mover uma escova para frente e para trás nesse elevador para limpeza. O controlo remoto ajuda o cliente a ter uma melhor visão geral da superfície a ser limpa e também evita que o cliente fique sujo ou molhado quando a escova está em uso. Já foram disponibilizadas muitas informações sobre este projeto através do departamento de vendas e para obter os detalhes e requisitos específicos, entrei em contacto com o departamento técnico da empresa.
Máxima funcionalidade para um design exigente
O Pollux é um caso especial na gama Tyro, devido ao seu design compacto e versatilidade. Controlos como os interruptores, mas também joysticks ou potenciómetros, podem ser escolhidos pelo cliente, assim como a posição e funcionalidade. Para o efeito, este Pollux está equipado com dois joysticks analógicos para controlo da deslocação, bem como três interruptores basculantes para posicionar a escova de lavagem. Estou a direcionar os valores dos joysticks e interruptores para as saídas analógicas e relés do recetor Auriga. Além disso, configuro algumas coisas como os valores mínimos e máximos das saídas analógicas e a frequência com que o sistema funciona.
O conhecimento, mas também as cooperações são essenciais
Essencialmente, eu trabalho com todos os departamentos. Dentro de Tyro há um ambiente informal com uma grande proximidade entre departamentos. Se forem necessários novos itens para um projeto, consulto o departamento de compras, mas também verifico durante a produção, se esse item pode ser processado corretamente. Isto pode ser tão simples como a introdução de um novo parafuso. E num novo projeto, é claro que terei contactos frequentes com o departamento de vendas e, possivelmente, também com o cliente. O mesmo se aplica a certas avarias, pelas quais irei visitar o cliente de vez em quando. Além disso, na Tyro tento escutar as necessidades de todos os departamentos e responder quando necessário.
Clientes satisfeitos: É por isso que trabalhamos
É claro que tento garantir que o cliente fica satisfeito. Para conseguir isso, disponibilizamos um produto tecnicamente estável e fiável. Isto requer software e hardware sólidos, assim como bons sistemas e procedimentos de teste, para medir e garantir a qualidade. Mas não é só o cliente que compra o produto que é importante, os departamentos internos da Tyro, que na verdade são clientes uns dos outros, também são importantes. Por isso, o meu objetivo é mantê-los satisfeitos também.
Isto resume-se a uma comunicação constante e à capacidade de criar empatia e tentar compreender ou sentir o que pensa o cliente, seja externa ou internamente. Além disso, este tipo de projetos requer uma grande capacidade de resolução de problemas e os conhecimentos técnicos e experiência com casos, também são fundamentais. Aplicável a qualquer indústria ou máquina.